Dissident
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissident

Entra a matar, sai a curtir.
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mitologia em Anime e Manga

Ir para baixo 
+2
marko
tomatrix
6 participantes
AutorMensagem
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeDom Abr 19, 2009 10:10 am

Mitologia em Anime e Manga

Bom, lembrei-me de algo que poderíamos discutir aqui no tópico de mitologia, sendo este um fórum de "Otakus".

A mitologia em Anime e Manga:

Uma das coisas que me levaram a interessar-me pela mitologia foram sem duvida as influencias mitológicas em Shonen, como por exemplo, em Saint Seiya vimos várias influencias á mitologia grega (e referencias á mitologia Nórdica no Ova e saga filler de Asgard), tendo por exemplo, Atena,que em epopeias como a Odisseia, sempre apoiou os heróis da historia, da mesma maneira que os cavaleiros tem o apoio da sua Deusa. Vimos Na saga de Hades, o mundo dos mortos,baseado no da mitologia Grega, e podemos até dizer que o oitavo sentido era uma habilidade dos deuses que somente heróis as adquiriam (exemplo: Hércules no trabalho para levar Cerberus do Tártaro).

Mitologia em Anime e Manga Saintseiya10

No caso da mitologia Japonesa, temos por exemplo:Naruto. Um exemplo são os dojutsus"habilidades oculares"do Mangekyou Sharingan de Itachi que teem nomes de deuses Japoneses. Uma curiosidade é o facto dos respectivos deuses nascerem dos respectivos olhos do deus Izanagi: Amaterasu, a deusa do Sol veio do olho esquerdo,e Tsukuyomi,o deus da Lua, nasceu do olho direito. O terceiro jutsu, Susanoo, foi baseado no Deus Japonês da tempestade, Susanoo que nasceu do nariz de Izanagi.

Mitologia em Anime e Manga EP1

Susanoo conheci primeiro numa Anime que dava na Locomotion:Blue Seed onde conheci o mito onde Susanoo derrotou o monstro Yamata no Orochi e casou-se com a princesa Kushinada.Lembro-me de ter visto esse mito num filme em anime que passou no antigo canal.

Mitologia em Anime e Manga Yamatanoorochi

No caso dos Manga Shonen, podemos comparar com a mitologia Grega, especialmente com Hércules no sentido de haver um herói que após várias provas, ascende a um ser divino e poderoso (exemplo: Em Saint Seiya, as armaduras dos cavaleiros de bronze evoluíram para armaduras de ouro e mais tarde em Hades para armaduras divinas (as Kamei), no caso de Hokuto no ken,Kenshiro tornou-se o guerreiro definitivo por ter conseguido aprender a Musou Tensei,ou até mesmo, em DragonBall Z, se tivesse terminado na saga do Frieza, o Goku como guerreiro lendário seria o mais forte do universo.
Á casos como Kenshiro e até Goku que são comparados com o mito de Hércules devido ás suas provas e até alcançarem a sua "imortalidade" (o titulo de guerreiros mais poderosos). Lembro-me da review do Sorata no "outro forum" sobre Berserk , onde ele comparou Guts com Hércules,especialmente por este enfrentar deuses e pela sua força e coragem.

E o que acham?Tem mais algumas ideias para esta discussão?
Ir para o topo Ir para baixo
marko
Neophyte
Neophyte
marko


Número de Mensagens : 227
Idade : 29
Localização : My room
Data de inscrição : 17/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeDom Abr 19, 2009 3:45 pm

e uma boa ideia ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://marko-ferreira.blogspot.com
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeDom Abr 19, 2009 5:02 pm

Dxiii...
Bem, vamos lá ver o que eu sei...

Sei que a cena do Son "goku" é de uma lenda chinesa de um rapaz-macaco que (agora não tenho bem a certeza) está à procura do seu mestre (ou é salvo por alguém e depois trata esse alguém como mestre...)
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Dgames
MiniPlenty
MiniPlenty
Dgames


Número de Mensagens : 307
Idade : 33
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 2:02 am

em quase todas as a animes tens sempre uma referencia a uma mitologia, em naruto por exemplo tens bue sobre a japonesa, como por exemplo a relacao entre jiraya, tsnude, orochimaru, que e o referencia a 1 historia japonesa. Em tenjou tenge tens aquela historia toda do susano, amaeteratsu e o tsukyomi.... e a lista segue segue....
Ir para o topo Ir para baixo
marko
Neophyte
Neophyte
marko


Número de Mensagens : 227
Idade : 29
Localização : My room
Data de inscrição : 17/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 12:45 pm

cavaleiros do zodiaco tem refencia a mitologia grega , eu nunka vi por compeltoa anime porke dava na rtp em 1991 e na sim em 1996 so nasci em 1994 , e nao via akilo com 2 anos apesar de kaundo fui ao youtube ver akilo parceume familiar ! ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://marko-ferreira.blogspot.com
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 1:17 pm

Os cavaleiros do Zodiaco davam na Sic pá, não me lembro de os ver na RTP, e olha que sou bem mais "cota" que tu xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeTer Abr 21, 2009 9:53 am

Na verdade até deu e deu na lingua original, como dava antigamente o captain tsubasa, tambem em Japonês. Tanto na RTP como na sic, saint seiya não deu por completo (na dobragem da sic não deu um episodio).
Ir para o topo Ir para baixo
Layfon
Adeptus Major
Adeptus Major
Layfon


Número de Mensagens : 1012
Idade : 34
Data de inscrição : 11/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeTer Abr 21, 2009 11:03 am

por akaso deu na rtp e sic mas so me lembro na sic
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeTer Abr 21, 2009 11:25 am

Eu sinceramente não me lembro de ver na RTP xD
E também não ligava muito a isso na SIC.
Só aquele opening meio amaricado xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQua Abr 22, 2009 9:48 am

Zanon escreveu:
Eu sinceramente não me lembro de ver na RTP xD
E também não ligava muito a isso na SIC.
Só aquele opening meio amaricado xD

Se estás a falar da porcaria de OP vindo dos Franceses, é melhor veres estes:

Op1, Pegasus fantasy:


OP 2, Soldier dream (pelo Kagayama, o mesmo cantor das ops de DBZ):
Ir para o topo Ir para baixo
Layfon
Adeptus Major
Adeptus Major
Layfon


Número de Mensagens : 1012
Idade : 34
Data de inscrição : 11/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQua Abr 22, 2009 11:03 am

os originais sao fixes agora os franceses...
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQua Abr 22, 2009 11:20 am

epah nem os tugueses nem os franceses O.O
que lástima... o que a Europa faz aos animes...
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Serpent
MiniTru
MiniTru
Serpent


Número de Mensagens : 148
Idade : 36
Localização : Middle Kingdom
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQua Abr 22, 2009 5:49 pm

Tomarix,boy fiz te umas modificações ao post só para ficar mais interessante e acessível

DEsde já desculpa.




Bem quanto a este tópico ainda bem que alguém o iniciou que não eu lol! lol!

Bem este tópico interessa me bastante,porque foi também através da animação que me interessei primeiramente por mitologia,tem qualquer coisa de profundamente relevante e interessante o que ideias e conceitos tornados antropomórficos tem para o ser humano.

Quanto ao DragonBall,sim,a série é profundamente baseada num conto de folclore chinês muitíssimo popular(para terem uma noção de importância imaginem a importancia do mito arturiano para o ocidente)....A história em inglês chama se Journey to the West e relata as aventuras do Rei Macaco e dos seus companheiros como protectores de um Monge Budista na sua peregrinação até á Índia...Este livro e conhecido pelo seu carácter simbólico,alegórico e já com fortes traços de epopeia...Aconselho a terem uma ideia do que estou a falar porque é mesmo uma obra muito interessante.

Mitologia em Anime e Manga Journeytothewestmediums


Quanto a mitologia Japonesa já tinha ouvido falar que Naruto é extremamente referencial,daí grande parte da minha curiosidade,mas os únicos pontos em que conheço essa mitologia devem se a jogos como Onimusha,Okami e o meu próprio interesse pela mesma mitologia...Infelizmente não devo muito a Manga o meu conhecimento dela...Pelo menos nao conscientemente.

Mitologia em Anime e Manga Oni


Quanto ao assunto aqui referente eu vou expor o que acho e o que penso:

Tenho que agradecer em grande parte ao Sorata,porque apesar de já ter uma certa noção quanto ao que vou dizer foi ele que me abriu ainda mais os olhos e pela qual me pus a pensar mais profundamente quanto ao assunto.

Eu sou daquele tipo de pessoas que não acredita em acasos nem coincidências,especialmente em coisas que causam/querem causar tão largo impacto a nível cultural e social.

Primeiro de tudo compreendo perfeitamente o porque de existir uma tão complementar(ou mais que complementar)relação entre mitologia e animação,principalmente no que toca ao Shonen,senão vamos a ver o tipo de idade relativa a faixa etária de Shonen,dos 10 aos 18,de acordo com o Sorata,que estou mais que disposto a concordar e a tomar como certo,e que para mim faz todo um certo sentido.

Durante o período dos 10 aos 18,de uma certa relatividade é certo,é quando acontece o período cognitivo e quando os putos começam na idade dos "porques" mais fortes,ou seja,das razões da sua existência,do porque de existirem,e quais as suas metas,objectivos,sonhos,formações mais coerentes de fantasias etc...

Então vamos pensar,se é certo que para o género feminino é importante a fantasia do romance e do processo de romantização e da dada importância do desenvolvimento do plano afectivo(daí eu entender a sua maturidade superior á nossa no que toca a relações humanas e sentimentais...Tem já um desenvolvimento superior no campo psicológico em relação a nós,para alem de um consequente empurrão cultural e civilizacional...Ou será ao contrário?hummm?)

Também é verdade a relação masculina com o Épico e a "Quest"...Será que me estou a fazer entender?
Pensem bem,é quase uma necessidade masculina ou talvez mais que isso,do humano,uma meta.

Um ponto de partida e um ponto de chegada.

O eterno desafio,e o impossível obstáculo
Se um ser humano não se reger por este principio,julgo que o passo mais óbvio será ou a depressão ou até mesmo o suícidio...Espero não estar a tocar em temas muito fortes,mas é só para demonstrar o meu ponto de vista.

Claro que é de notar que todos os estudos de mercado e consequentes produtos marcados para uma dada camada social tem que ter em conta estes princípios e fazer o melhor uso possível deles de forma a obter lucro.

E quanto melhor for o produto regido por esses princípios referenciais e culturais,no acto de contextualização,melhor saída terá,e mais impacto civilizacional terá também,criando assim uma espécie de círculo vicioso.

Pensem nos R.P.Gs que tanto amamos,nestes Manga que adoramos,no fascínio por obras como o incrível "Senhor dos Aneis","Star Wars" e outros...Não vos faz um pouco mais de sentido quando pensam neles como um todo?

Mais uma vez,perdão pelo testamento.

E abraços lol!


Última edição por Serpent em Ter maio 05, 2009 12:09 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQui Abr 23, 2009 4:29 am

Mas são estes testamentos que enriquecem o pessoal xD
Só sei de um sitio onde se iriam queixar de certeza absoluta xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQui Abr 23, 2009 10:46 am

Serpent escreveu:
Tomarix,boy fiz te umas modificações ao post só para ficar mais interessante e acessível
DEsde já desculpa.

Pelo contrario, devia era agradecer pois ficou bem melhor, com a adição das imagens XD. Thanks.
Outro tema deste genero que podia-se abrir era um sobre a religião em anime / mangá.


Zanon escreveu:
epah nem os tugueses nem os franceses O.O
que lástima... o que a Europa faz aos animes...

Então e os Americanos nem se fala, exemplos disso é Yugioh (até já estão a estragar Yugioh 5 D´s)
Ir para o topo Ir para baixo
Serpent
MiniTru
MiniTru
Serpent


Número de Mensagens : 148
Idade : 36
Localização : Middle Kingdom
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeQui Abr 23, 2009 10:59 am

tomatrix escreveu:
Serpent escreveu:
Tomarix,boy fiz te umas modificações ao post só para ficar mais interessante e acessível
DEsde já desculpa.

Pelo contrario, devia era agradecer pois ficou bem melhor, com a adição das imagens XD. Thanks.
Outro tema deste genero que podia-se abrir era um sobre a religião em anime / Manga

Na boa,não tens mesmo de que,eu até curto,ajuda á leitura e não cansa tanto os olhos.

É pá quanto ao tópico acho que sim vale apena criar...Ideia muito fixe.

já agora queria perguntar te o que significa Musou Tensei? Razz Desculpa lá a blasfémia mas não sei e curtia saber...XD

Ontem a editar o tópico andei voltas e voltas a tentar descobrir o que significava lol!
Ir para o topo Ir para baixo
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSex Abr 24, 2009 12:22 pm

Bem, o significado não sei, mas sei que em hokuto no ken, o utilizador fica com um grande poder que pode até invocar a alma dos mortos e adquiri-las dentro do seu corpo, ficando com o seu poder e conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Layfon
Adeptus Major
Adeptus Major
Layfon


Número de Mensagens : 1012
Idade : 34
Data de inscrição : 11/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSex Abr 24, 2009 2:30 pm

tomatrix escreveu:
Bem, o significado não sei, mas sei que em hokuto no ken, o utilizador fica com um grande poder que pode até invocar a alma dos mortos e adquiri-las dentro do seu corpo, ficando com o seu poder e conhecimento.
tipo shaman king?
Ir para o topo Ir para baixo
tomatrix
Neophyte
Neophyte
tomatrix


Número de Mensagens : 282
Idade : 37
Data de inscrição : 18/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSex Abr 24, 2009 3:42 pm

Citação :
Musō Tensei (無想転生, Unparalleled Transmigration of Souls)
The ultimate Hokuto Shinken technique, which had never before been mastered by anyone in all 1,800 years of the style. Kenshiro was the first to master it, followed by Raoh. Ken achieved this by becoming consumed with sorrow to the point where he had achieved communion with the deathless absolute emptiness or void spoken of in Buddhism. At times it enables him to be at one with the spirits of deceased fighters (Toki, the Nanto Rokusei Warriors), and in the second series, it enables his spirit to fight Kaio even though he is in a coma (following the first fight with Kaio, after Shachi escapes with his body). Its mastery was perfected after Kenshiro learned the secrets of the Hokuto Souke in Tasieiden, Shura, in the second TV series.

Eis aqui o que retirei da wikipedia. Pelo que li, está ligada ao budismo. Pode ter inspirado Shaman king na parte da fusão de espiritos já que hokuto no ken deu muitas inspirações em mangás do genero shonnen.
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSex Abr 24, 2009 4:59 pm

Isso fez-me logo lembrar do Shaman King xD
Por acaso não sabia do termo em Jap porque vi o Anime em PT (excelente).

Mas gostei ^^
Viva a Wikipédia (hip hip, HURRAY! xD)
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Layfon
Adeptus Major
Adeptus Major
Layfon


Número de Mensagens : 1012
Idade : 34
Data de inscrição : 11/04/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSáb Abr 25, 2009 10:24 am

Zanon escreveu:
Isso fez-me logo lembrar do Shaman King xD
Por acaso não sabia do termo em Jap porque vi o Anime em PT (excelente).

Mas gostei ^^
Viva a Wikipédia (hip hip, HURRAY! xD)
viva a wikipedia para alguns ja ke outros dizem ke sabem mais ke ela
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitimeSáb Abr 25, 2009 12:37 pm

xD
O "We-Know-Who" é uma dessas pessoas que sabe mais que a Wiki xD mas ele afirma mesmo que sabe mais xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Mitologia em Anime e Manga Empty
MensagemAssunto: Re: Mitologia em Anime e Manga   Mitologia em Anime e Manga I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mitologia em Anime e Manga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Anime/Manga - Categorias
» Secção Anime\Manga\Comics
» Top 10 male anime/manga characters
» Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?
» Obra de ficção ocidental que curtiriam ver adaptada em anime / mangá

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Dissident :: Cultura :: Mitologia-
Ir para: