Dissident
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissident

Entra a matar, sai a curtir.
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Anime/Manga - Categorias

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Sorata
MiniPax
MiniPax
Sorata


Número de Mensagens : 388
Idade : 37
Localização : Suzuran High
Data de inscrição : 29/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSáb Abr 04, 2009 3:58 pm

Bem decidi criar este tópico para falar dos diferentes géneros que destingem os Anime e Manga.

Eu sei que a maioria do pessoal pode pensar que isto não interessa quando estão a escolher um Anime/Manga para ver/ler, mas se tiverem este pequeno conhecimento(não ocupa espaço nenhum) não correm o risco de se depararem com histórias mais violentas que o que queriam, com histórias com teor homossexual ou mesmo só sexual, entre outras coisas,que como temos todos gostos diferentes,logo procuramos coisas diferentes.
E como no mundo dos Anime/Manga vale quase tudo(até tirar olhos),é fácil sermos levados ao engano.




Categorias e Sub-Categorias


Os Anime/Manga dividem-se em imensas categorias e sub-categorias mas a gerais são:

- Seinen- homens - 18 aos 30

- Josei- mulheres - 18 aos 30

- Shonen- rapazes - 10 aos 18

- Shoujo - raparigas - 10 aos 18

- Kodomo - crianças - dos 4 aos 9


Estas categorias têm como objectivo definir um público alvo, mas eu prefiro utilizá-las para definir conteúdo em vez de "Age Consent", pois desde os 14 que leio Seinen e ainda hoje com 22 leio imensos Shonen, e muita gente que só lê Seinen ou Josei tem a mania de dizer que Shoujo e Shonen são "pa putos" e auto-intitulam-se "mais cultos e adultos" só porque só lêem/vêem Seinen, o que na minha opinião é completamente ridículo. Portanto agora quando eu explicar as categorias vou faze-lo por conteúdo e não por público alvo.


Seinen


Seinen é aquela categoria onde vale tudo, e quando eu digo vale tudo,é mesmo tudo: todos os tipos de violência, qualquer tipo de teor sexual e os temas mais controversos da sociedade(adultério, homossexualidade, incesto, assassinato, pedofilia, violação, etc) podem estar presentes num Manga/Anime Seinen ; mas os temas mais brutais como por exemplo,a pedofilia,são normalmente usados como Sub-Plots(até agora só vi dois mangas que abordavam esta temática e era muito ao de leve).
As histórias do tipo Seinen destacam-se pelo seu discurso que é muito mais trabalhado que num Shonen ou Shoujo,pois num Seinen os discursos e relações inter-pessoais são mais importantes que as acções, trocando por miúdos,a maioria dos Seinen têem bastante mais texto que os outros géneros.
As revistas que publicam mangas Seinen são na sua maioria mensais ou bi-mensais logo os autores têm mais tempo para desenhar, por isso a maioria tem um desenho muito mais detalhado que os Shonens e Shoujos.

Os mangas Seinen mais famosos na Net de momento são:

Berserk:
Spoiler:

Gantz:
Spoiler:

20th Century Boys:
Spoiler:

Vagabond:
Spoiler:

Alguns dos Anime Seinen mais recentes:

One Outs:


KuroKami:



Josei


Josei é a categoria de que menos sei pois só li 3 mangas do género. Mas Josei é o equivalente feminino do Seinen,ou seja,também vale tudo. Este tipo de histórias tem na sua maioria(não todos) como protagonistas,mulheres já mais velhas,já de carreira ou OL´s(Office Lady´s) como os japoneses gostam de as chamar, e são na sua maioria dramas românticos com temas controversos.
Mas esta categoria tem duas subdivisões importantes de mencionar que são:

-Yuri: relações homossexuais entre mulheres

-Yaoi: relações homossexuais entre homens

E ao contrário do credo generalizado Yuri e Yaoi não são Hentai(conteúdo sexual explicito),pois imensas historia Yuri e Yaoi não contêm qualquer tipo de teor sexual explicito, mas algumas vezes contem(por isso cuidado lol).

Aqui vão umas imagens de uns Josei que já li:

Nana:
Spoiler:

Kimi wa Petto:
Spoiler:

Nana(anime):




Shonen


É nesta categoria,Shonen,que se encaixam os Manga/Anime mais famosos no mundo e no Japão, só os Manga/Anime desta categoria é que são considerados mainstream,isto por si só explica a popularidade desta categoria.Nela existem muitas mais limitações que no género Seinen,em relação aos temas a abordar, à violência e ao teor sexual; mas estas limitações fazem com que os autores(Mangakas) possam dar azo à imaginação para criar as histórias mais mirabolantes,desprovidas do senso comum constante dos Seinen, histórias com: bolas de cristal que realizam desejos, cadernos que matam pessoas só por se escrever lá o seu nome, piratas com corpo de borracha e jogadores de futebol com potência de remate suficiente para empurrar três homens crescidos para dentro de uma baliza.
É nesta categoria que estão os Supra-Sumos desta indústria, mais recentemente: Naruto, Death Note, One Piece, Code Geass, Bleach, etc.

Naruto:


Death Note:


One Piece:


Code Geass:


Bleach:


Esta é categoria onde mais Fan-Service há(tanto para rapazes como para raparigas), normalmente as personagens femininas têm grandes mamas e cinturas bué finas e os homens(independentemente da idade e aspecto físico) mandam todos alto cenário.



Shoujo


Shoujo é a versão Shonen para raparigas, um manga Shoujo tem na sua maioria como protagonista uma rapariga e pode ter vários temas principais e secundários,mas o romance tem de estar sempre presente.
Outra particularidade dos Shoujo é o design dos personagens masculinos: magros, altos e com ombros largos, e se formos a olhar os actores e cantores mais famosos no Japão têm todos esse look especifico.

Este estilo subdivide-se em outros dois grandes temas:

-Magical Girl: Em que a protagonista se transforma e recebe poderes mágicos(Ex.:Sailor Moon,Card Captor Sakura ...).

-High School Drama: Romances passados nas escolas secundárias japonesas como Hana Kimi e Hana Yori Dango .

Hana Kimi:


Sailor Moon:


Aishiteruze Baby:


O estilo Shoujo está a começar a alastrar para o Shonen de forma a que mais fãs femininas comecem a interessar-se por Shonen,os populares Anime:Prince of Tennis e Code Geass,entre outros,são a prova e exemplo disso, pois o look dos seus personagens masculinos assemelha-se bastante aos personagens masculinos dos Shoujo.



Kodomo


Kodomo significa literalmente criança,e como tal os Manga e Anime desta categoria,são direccionados a crianças, por exemplo todos os Animes desta categoria têm um horário matinal e têm como protagonistas crianças.
Os Anime/Manga Kodomo mais famosos no ocidente são: Doraemon, Crayon Shin Chan e Pokemon.

Doraemon:


Pokemon:


Crayon Shin Chan:


Mesmo depois de já saber destas categorias continuava a ter alguma dificuldade em diferenciar alguns Shonen de Kodomo, como por exemplo Beyblade e Digimon; Mas depois descobri que eram Shonen, e a diferença está na forma como se desenrola a história; nas histórias Kodomo não há ou existe interligação entre os episódios/capítulos, mesmo que se perca um episódio continua-se a poder acompanhar o Anime, os Shonen já possuem um Main Plot delineado, essa é a grande diferença entre um Kodomo e um Shonen a cair para Kodomo(como é o caso de Digimon por exemplo).


Última edição por Sorata em Dom Abr 05, 2009 5:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSáb Abr 04, 2009 4:28 pm

Excelentes sugestões de animes que deixaste aqui ^^
Sem dúvida as melhores que podem vir à cabeça de alguém. Pessoalmente vi QUASE todos os que aqui referiste (em Videos) e devo dizer que são 5 estrelas.
Só houve os 2 primeiros vids que eu não vi, mas é sempre tempo de os ver um dia ^^

Excelente post Sorata, como é de esperar vindo de ti ^^
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Serpent
MiniTru
MiniTru
Serpent


Número de Mensagens : 148
Idade : 36
Localização : Middle Kingdom
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSex Abr 10, 2009 2:36 pm

Sorata fiz te umas modificaçoezitas no post Embarassed Sorry

Foi mesmo só para o tornar mais"acessível" e porque não sei porque algumas imagens e vídeos estavam a "quebrar"

Mas julgo que já não vai haver problema,agradeço te imenso esta contribuição inestimável...Está,e ficou melhor que imaginava possível se for possível curtia bué que fizesses referencia a mais sub géneros...Isto é se tiveres paciência.

Mas já agora,tenho uma dúvida falaste na dificuldade que tiveste em distinguir Shonen de Kodomo é pá agora fiquei eu a pensar,qual é a cena então que distingue melhor Seinen de Shonen?porque tipo tanto Code Geass como Death Note tem temas sugestivos e bastante fortes mas são Shonen certo?...Isto deve se a que?

É devido a uma interpenetração e maior inter-relação entre os géneros,e daí a dificuldade em distinguir?

Ou,tem a haver com a diferença de cultura e de como nós ocidentais encaramos a violência e os japoneses o fazem?

Não sei se me faço entender ou se vais perceber a minha pergunta... confused ...Mas fica aqui,diz me alguma coisa quando puderes.
Ir para o topo Ir para baixo
Sorata
MiniPax
MiniPax
Sorata


Número de Mensagens : 388
Idade : 37
Localização : Suzuran High
Data de inscrição : 29/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSex Abr 10, 2009 5:01 pm

Serpent escreveu:
Sorata fiz te umas modificaçoezitas no post Embarassed Sorry

Foi mesmo só para o tornar mais"acessível" e porque não sei porque algumas imagens e vídeos estavam a "quebrar"

Mas julgo que já não vai haver problema,agradeço te imenso esta contribuição inestimável...Está,e ficou melhor que imaginava possível se for possível curtia bué que fizesses referencia a mais sub géneros...Isto é se tiveres paciência.

Mas já agora,tenho uma dúvida falaste na dificuldade que tiveste em distinguir Shonen de Kodomo é pá agora fiquei eu a pensar,qual é a cena então que distingue melhor Seinen de Shonen?porque tipo tanto Code Geass como Death Note tem temas sugestivos e bastante fortes mas são Shonen certo?...Isto deve se a que?

É devido a uma interpenetração e maior inter-relação entre os géneros,e daí a dificuldade em distinguir?

Ou,tem a haver com a diferença de cultura e de como nós ocidentais encaramos a violência e os japoneses o fazem?

Não sei se me faço entender ou se vais perceber a minha pergunta... confused ...Mas fica aqui,diz me alguma coisa quando puderes.

Hummm eu estou a perceber a tua pergunta mas é um pouco difícil de explicar...a ver se eu arranjo uma maneira de me fazer perceber.

Mas eu uma coisa é mais que certa, o facto de um manga/anime ter um plot complicado quase nunca influencia a categoria, não me perguntes porquê mas parece que Death Note é bastante famoso entre os mais jovens no Japão. E agora isto é só a minha opinião: eu acho que o nível cultural asiático é diferente do ocidental, não estou a dizer que eles são mais ou menos inteligentes mas a maneira como eles encaram conceitos como a morte e assassinato é diferente da maneira como os ocidentais o fazem, em animes do tipo Kodomo existem mortes e batalhas pela vida enquanto que nos desenhos animados ocidentais existe um grupo de heróis e de vilões que se enfrentam todos os episódios sem nunca causarem as mortes uns dos outros, estou-me agora a lembrar por exemplo do He-Man em que ele enfrentava o Skeletor e os seus capangas em todos os episódios mas eles voltavam sempre no seguinte.

Voltando agora à tua duvida e como já tinha dito o facto de o tema ser sugestivo ou não, não influencia muito a demografia do anime/manga, tem mais a ver com outras bases, por exemplo se puseres de parte o Death Note e pensares só na disputa entre o L e o Light vais perceber que no fundo não há diferença nenhuma entre a disputa do Naruto/Sasuke, Goku/Vegita, Inuyasha/Naraku, etc. Como eu disse na parte do Seinen, as relações interpessoais são mais importantes que o plot em si num seinen, enquanto que num shonen é a história que faz o anime/manga andar. Eu até acho que o Death Note e o Code Geass nem são muito difíceis de perceber que são shonen, mas por exemplo Claymore e Air Gear são dois shonen que já estão na fronteira entre o Seinen e o Shonen.

Para dar um exemplo mais prático, se o Death Note fosse um seinen íamos ver partes da vida privada do Light(relações com os colegas, relações amorosas, amigos, etc), sabemos que anda com a Misa mas é só isso, nunca vemos eles a interagir como casal, a história roda apenas à volta dos confrontos entre L/Light e mais tarde Near&Mello/Light.


Epá não sei se percebeste o que quis dizer, se não desculpa, depois talvez tente explicar de outra maneira.
Eu já li mais de 300 mangas e já vi mais de 130 animes por isso já consigo identificar naturalmente as diferenças, mas mesmo agora existem muitos mangas shonen que podiam ser seinen(Claymore e Air Gear) e alguns seinen que até podiam ser shonen(Akumetsu e Tenjou Tenge), percebi a tua dúvida em relação ao Code Geass e ao Death Note mas se olhares bem percebes facilmente que esses são shonen.
Ir para o topo Ir para baixo
Serpent
MiniTru
MiniTru
Serpent


Número de Mensagens : 148
Idade : 36
Localização : Middle Kingdom
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSex Abr 10, 2009 7:30 pm

Hummm...

Eu acho que compreendi,Então muito basicamente e mais concretamente,enquanto que no Seinen é dada maior ênfase e importância ao desenvolvimento das personagens e das inter-relações entre as mesmas,já no Shonen é dada maior relevância ao plot/enredo e á história e ao desenvolvimento da acção...Certo?

Ou seja enquanto no Shonen tens aspectos simbólicos e até certo ponto personagens estereótipo para arrancar com a história,o que quero dizer é que,cada personagem até certa instância é a representação de um aspecto ou um valor social ou sentimental na trama(De certa forma como no teatro grego ou nos contos de fadas),não sendo desenvolvido muito os seus conflitos pessoais ou sua complexidade como indivíduos e ficando se apenas pela representação das suas características.
Já no Seinen pelo contrário há uma maior desenvoltura dos porquês,das razões e das ambições e aspectos contraditórios do personagem...O conflito interno versus o conflito externo.

É por aqui? lol!

Desculpa o testamento Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sorata
MiniPax
MiniPax
Sorata


Número de Mensagens : 388
Idade : 37
Localização : Suzuran High
Data de inscrição : 29/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 9:13 am

Serpent escreveu:
Hummm...

Eu acho que compreendi,Então muito basicamente e mais concretamente,enquanto que no Seinen é dada maior ênfase e importância ao desenvolvimento das personagens e das inter-relações entre as mesmas,já no Shonen é dada maior relevância ao plot/enredo e á história e ao desenvolvimento da acção...Certo?

Ou seja enquanto no Shonen tens aspectos simbólicos e até certo ponto personagens estereótipo para arrancar com a história,o que quero dizer é que,cada personagem até certa instância é a representação de um aspecto ou um valor social ou sentimental na trama(De certa forma como no teatro grego ou nos contos de fadas),não sendo desenvolvido muito os seus conflitos pessoais ou sua complexidade como indivíduos e ficando se apenas pela representação das suas características.
Já no Seinen pelo contrário há uma maior desenvoltura dos porquês,das razões e das ambições e aspectos contraditórios do personagem...O conflito interno versus o conflito externo.

É por aqui? lol!

Desculpa o testamento Razz

Man acabaste por explicar melhor do que eu conseguiria, mas ya no fundo era isso que eu queria dizer.
E acho que usaste a palavra chave nesta situação: estereotipo, por mais que eu goste de shonens sou obrigado a admitir que muitas das suas situações e personagens são estereótipos, mas é aquela cena, mesmo tendo consciência dessa situação isso não me impede de desfrutar bastante de qualquer anime/manga shonen que vejo.
Ir para o topo Ir para baixo
Dgames
MiniPlenty
MiniPlenty
Dgames


Número de Mensagens : 307
Idade : 33
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 2:41 pm

OFF-TOPIC: Sorata sbs para quando e que sai o novo chap de beserk? desde o 301 que nao encontro nd novo Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Sorata
MiniPax
MiniPax
Sorata


Número de Mensagens : 388
Idade : 37
Localização : Suzuran High
Data de inscrição : 29/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeDom Abr 12, 2009 3:13 pm

Dgames escreveu:
OFF-TOPIC: Sorata sbs para quando e que sai o novo chap de beserk? desde o 301 que nao encontro nd novo Sad

Já saiu o 302 à quase 2 semanas mas ainda ninguém legendou Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Edit: Acabei de ir ver ao Mangahelpers e parece que afinal era uma partida de dia 1 de Abril Evil or Very Mad

Bem que estava a achar estranho duas semanas e ninguém legendar Berserk(sacrilégio), o mangaka comprou uma X-BOX 360 e disse que ia tirar umas férias para jogar na edição em que saiu o capitulo 301, como se ele já não tivesse tido férias suficientes estes anos todos Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
Zanon


Número de Mensagens : 1451
Idade : 34
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeDom Abr 12, 2009 5:44 pm

Um Mangaka a tirar férias xDD Isso é que é uma Ironia xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://dissident-forum.forumeiros.com
Dgames
MiniPlenty
MiniPlenty
Dgames


Número de Mensagens : 307
Idade : 33
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/03/2009

Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 7:50 am

-_- deve ser o mangaka que passa mais tempo de ferias em todo o japao porra....

a continuar assim eu vou ficar velho e o gajo ainda nao acabou a manga rgrgrgrgrg
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Anime/Manga - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Anime/Manga - Categorias   Anime/Manga - Categorias I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Anime/Manga - Categorias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Manga] Naruto
» Top 10 male anime/manga characters
» Secção Anime\Manga\Comics
» Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?
» Obra de ficção ocidental que curtiriam ver adaptada em anime / mangá

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Dissident :: Lazer :: Séries Animadas :: Anime / Manga-
Ir para: