Shadow of the Colossus
Ao falar de Ico não podia mesmo negligenciar ou deixar de falar prontamente de S.O.T.C.
É considerada por muitos a prequela a Ico, e de acordo com o seu criador o seu seguidor espiritual.
Este foi o segundo projecto da Team Ico, e com já vem a ser tradição, este estúdio leva o seu tempo entre projectos(por aqui não há queixas)...Este jogo viu a luz do dia 5 anos após a criação de Ico...O que prova o respeito e admiração que esta casa mereceu e recebeu por parte da Sony,e a necessidade por parte da equipa de tornar este projecto perfeito.
Shadow of the Colossus provou ser um sucessor mais que á altura de Ico,reformulando da mesma maneira a maneira como vemos os videojogos e conseguindo ir mesmo ainda mais alem em termos de jogabilidade e experiência do seu antecessor.
No entanto este jogo não poderia ser mais diferente de Ico,apesar de partilharem quase tudo em termos de conceito(como o aparente mesmo universo de jogo,semelhante estilo cultural e arquitectónico).O tom da história não poderia ser mais diferente.
Se em Ico sentimos uma permanente e segura(se bem que alguma vezes fugidia e ilusória) sensação de Esperança quanto ao destino das personagens,já em S.O.T.C. sentimos uma profunda sensação de perda,pesar,tristeza e nostalgia...Do seu inicio até ao fim a experiência torna se cada vez mais desgostosa, ao mesmo tempo que aumenta o tom de épico em torno do jogo.
Mais uma vez a permissa do jogo é enganadoramente simples. A nossa personagem é simplesmente referida como Wander(que farruscamente traduzido será algo nas linhas de Deambulante ou Vagueador), este encontra-se decidido a salvar Mono do seu fatídico destino, viajando com o seu corpo até terras proibidas de maneira a traze la de volta á vida...Aí é lhe pedido um preço(talvez demasiado alto) em troca da vida de Mono...Como nos doze trabalhos de Hércules, Wander tem que derrotar não mais nem menos que 16 colossus.
A primeira sensação e reacção que terão ao confrontar o vosso primeiro colossus será de espanto,choque e total despreparo...Confiem em mim, será uma tarefa quase impossível derrotar o vosso primeiro colossus pela primeira vez.
Mas o que talvez mais vos absorva seja a viagem, o percurso até cada colossus. O mundo de Shadow of the Colossus é vasto,imenso,na sua maioria algo austero e com imensas planícies que vos permitem cavalgar no dorso do vosso fiel companheiro Agro, por horas, sem nunca passarem muito rapidamente pelo mesmo sítio...Em muito aspectos é um mundo com linhas e aspecto bastante "Tolkianos",imersivo da mesma maneira e com uma incrível aura á sua volta.
Cavalgar num espaço tão amplo e aberto, e completamente só, em que a única coisa que corta a paisagem é a linha do horizonte,pautada apenas por pequenos pontos em que penedos,templos arruinados ou pequenas concentrações de árvores tem lugar é algo de mágico...Parece que nos apetece mais cavalgar do que propriamente ir á procura de matar colossus.
O próprio mapa a que temos acesso é uma óbvia homenagem á obra de Tolkien:
Tenho que referir que alguns dos confrontos com os colossus são complicados, outros épicos, alguns aterradores, e outros questiona-mo-nos mesmo se o devemos fazer, mas em quase todos não há uma verdadeira manifestação de violência primordial com existe por exemplo em God of War...Os combates são titânicos, incrivelmente imersivos e alguns conseguem mesmo meter a vossa adrenalina a correr...Mas de maneira nenhuma sentimos ira ou revolta no combate...Aliás cada vez que mata mos uma criatura a atmosfera e ambiente do jogo faz questão de nos dar a entender e aperceber que o que acaba mos de fazer não foi uma coisa boa,que apesar de necessária aos nossos objectivos acaba mos de matar algo de único e diferente, da qual fomos nós que iniciámos o confronto.
Em suma é uma experiência sem par, algo que vos ficará por muito tempo no coração depois de o jogarem...Acabaram por reflectir bastante neste jogo, como vos fez sentir, o quao especial que é, e o que se passou com vocês enquanto jogavam.
Altamente recomendado por mim...Sem dúvida no meu top 5.